domingo, 13 de março de 2011

Basquete de Blumenau é comentado no SANTA!

O basquete de blumenau foi assunto do colunista do Jornal de Santa Catarina, Ivo Theis, em seu texto semanal.

Abaixo você pode conferi-lo na íntegra. 

Foi veiculado na edição da última sexta-feira (11.03.2011).

 ------------------------------------------------------------------------------------

Basquete na Aldeia

Quem, atualmente, gosta de basquete busca algum canal pago para acompanhar jogos da estadunidense National Basketball Association, a famosa NBA. Quem gostava de basquete, quando eu tinha entre 10 e 15 anos, ia assistir aos jogos do Ipiranga ou do Vasto Verde. De preferência, entre os dois rivais locais. Estimulado pelo amigo Gilberto, acompanhei-o a um “treino”, nos pavilhões da Proeb. E ao ver, ali pertinho, jogadores treinando que via nas partidas oficiais, aderi ao esporte que admiro até hoje. Entre tais jogadores, recordo de Romeu Jährig, Valmor Buss, Rubens Rüediger (Rubão), Carlito, Edson, César Obenaus, Cláudio Sada, Dirceu (Dico) – entre inúmeros outros. O melhor da minha adolescência vivi próximo do basquete, com colegas que “treinavam” comigo – e que se tornaram amigos dos melhores.

A recente reinauguração do ginásio do Vasto Verde evocou essas lembranças. Já jogando no infantil do Vasto Verde, acompanhei a mudança da Proeb para o ginásio que, mais tarde, homenagearia o mais importante nome do basquete de Blumenau na época. Nelson José Busarello foi treinador (e técnico) bem sucedido. Mas, para muitos de nós, também, um pai.

Essas lembranças precisam ser resumidas aqui devido ao espaço limitado da coluna. Contudo, elas resultariam, fácil, num volumoso livro sobre a história do basquete em Blumenau. E olha que só posso falar dos anos 1970. Lembro que, naquela década, Blumenau papou cinco medalhas de ouro e quatro de prata nessa modalidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina. No Campeonato Catarinense de Basquete Adulto, Blumenau deve ter seguido trajetória parecida. Já nos anos 1980 foram quatro medalhas de ouro nos Jasc; nos anos 1990, duas. A Associação de Pais e Amigos do Basquete de Blumenau (Apab) lembra que Blumenau ainda é uma referência no basquete de Santa Catarina – nos últimos 15 anos, Blumenau ganhou o troféu de “campeão catarinense de basquete” em três ocasiões: em 1999 e 2000, com o Ipiranga; em 2003, com a Adeblu.
------------------------------------------------------------------------

A APAB e o basquete de blumenau agradecem a lembrança!

Gostaríamos de informar que a APAB está em negociação com a FURB e esperamos boas notícias para logo mais.

Grande abraço ao Sr. Ivo!

Um comentário: